Votação acontece em fevereiro e será secreta, o que pode mudar quadro, Emanuel Pinheiro seria primeiro secretario na chapa de Botelho em defesa da renovação. |
Pergunta: O primeiro escalão, segundo escalão e terceiro escalão da estrutura da Assembléia Legislativa indicado pelo deputado Riva serão substituídos? Tendo em vista o apoio a essa chapa?
Motivo III
Emanuel Pinheiro defende fim da reeleição para chefia do Parlamento, PRESIDENTE E SECRETÁRIO Deputado Emanuel Pinheiro exige mudança com fim dos superpoderes de 2 deputados |
Leia Mais
Clica a qui
Os deputados estaduais José Riva (PSD), Romoaldo Júnior (PMDB), Mauro Savi (PSDB) e Guilherme Maluf (PSDB) fizeram um acordo interessante para eleição da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa, que acontece em1º de fevereiro de 2015. Pela composição, eles assegurariam o voto de 14 dos 24 deputados.
De acordo com fontes ouvidas pelo CUIABÁ TUDO NA HORA que participaram de um almoço na semana passada, Riva levaria quatro parlamentares ao grupo - Janaína Riva (PSD), Walter Rabello (PSD), Zé do Pátio (SDD) e Pedro Satélite (PSD). Já Romoaldo teria seu voto e ainda dos deputados Silvano Amaral e Baiano Filho, ambos do PMDB.
Candidato a presidência, Maluf levaria cinco dos 11 parlamentares que foram eleitos na coligação Coragem e Atitude para Mudar, que teve o governador Pedro Taques (PDT) vitorioso. Além dele próprio, Maluf teria assegurado o apoio dos deputados estaduais Zeca Viana (PDT), Leonardo Albuquerque (PDT), Dilmar Dalbosco (DEM) e Wancley Charles Rodrigues de Carvalho(PV).
Ainda em entrevista, o deputado eleito destacou que não é candidato à Mesa Diretora da Assembleia Legislativa (AL) e que vai votar no candidato que assumir o compromisso da moralidade dentro da Casa, dentro de alguns requisitos. “Vou votar no parlamentar que transpareça a movimentação financeira da Assembleia periodicamente, entre 2 ou 3 vezes por ano”.
Sou a liado a proposta inovadora do deputado Emanuel Pinheiro - Wilson Santos Estou alinhado com o que pensa o nosso governador Pedro Taques - Além disso, ele frisou que vai apoiar o fim da reeleição dentro do legislativo, para o cargo de presidente e primeiro secretário, e também a redução do mandato de dois para um ano. “Tem que acabar com a reeleição dentro do legislativo, com as tradicionais ‘dobradinhas’ na Casa. Também proponho que reduza o mandato da Mesa para um ano”.
Para finalizar, Wilson disse que vai defender a redução significativa do duodécimo da AL. Para ele, o alto valor disponível que chega a R$ 400 milhões por ano, é desnecessário para o legislativo. “Deve haver a redução significativa deste orçamento no legislativo, pois a Casa não precisa de tanto. Boa parte deste valor pode ser muito mais proveitoso pelo executivo”, finalizou.
Maluf - Para não dar na cara o parlamentar usa o seguinte argumento “Sou candidato do governo Pedro Taques e estou alinhado às políticas públicas que sob o novo gestor do Estado deverão reconstruir a administração”.
Já Mauro Savi conseguiria fechar com apenas um dos outros quatro deputados do Partido da República. Neste caso, seria o parlamentar reeleito Wagner Ramos (PR). Este grupo já teria a chapa com quatro cargos definidos. Além de Maluf na presidência e Savi na primeira-secretaria, o deputado Romoaldo Júnior continuaria na primeira vice-presidência e Walter Rabello sendo o segundo secretário.
Já outro grupo tem 10 parlamentares contabilizados. O deputado eleito Eduardo Botelho (PSB) seria candidato a presidência tendo o parlamentar reeleito Emanuel Pinheiro (PR) como primeiro-secretário.
Ainda fariam parte deste grupo que pretende impor mudanças conceituais na Assembleia outros oito parlamentares: Wilson Santos (PSDB), Saturnino Masson (PSDB), Nininho (PR), Sebastião Rezende (PR), Oscar Bezerra (PSB), Max Russi (PSB), Pery Taborelli (PV) e Zé Domingos (PSD). O governador eleito Pedro Taques se mantém distante do processo e deve entrar na disputa somente a posse em janeiro.
D-14
Guilherme Maluf (Presidente) Contra a Renovação
Romoaldo Júnior (Primeiro vice-presidente) Contra a Renovação
Mauro Savi (Primeiro-secretário) Contra a Renovação
Walter Rabello (Segundo-secretário) Contra a Renovação
Janaína Riva Contra a Renovação
Pedro Satélite Contra a Renovação
Zé do Pátio Contra a Renovação
Silvano Amaral Contra a Renovação
Baiano Filho Contra a Renovação
Zeca Viana Contra a Renovação
Leonado Albuquerque Contra a Renovação
Dilmar Dalbosco Contra a Renovação
Wancley Charles Contra a Renovação
Wagner Ramos Contra a Renovação
G-10
Eduardo Botelho (Presidente) Em defesa de Mudança Radical (Renovação)
Emanuel Pinheiro (Primeiro-secretário) Em defesa de Mudança Radical (Renovação)
Wilson Santos Em defesa de Mudança Radical (Renovação)
Saturnino Masson Em defesa de Mudança Radical (Renovação)
Nininho Em defesa de Mudança Radical (Renovação)
Sebastião Rezende Em defesa de Mudança Radical (Renovação)
Oscar Bezerra Em defesa de Mudança Radical (Renovação)
Max Russi Em defesa de Mudança Radical (Renovação)
Pery Taborelli Em defesa de Mudança Radical (Renovação)
Zé Domingos Em defesa de Mudança Radical (Renovação)
João Batista de Oliveira
Fonte: Cuiabá Tudo Na Hora
0 comentários:
Postar um comentário